Onze Noites em Jerusalém
Autor: Pedro Paixão
Título: Onze Noites em Jerusalém
Estado: ⭐⭐⭐
Exemplar em bom estado de conservação.
Possui ligeiros sinais de manusemanto na capa, assinatura de posse e pequenos pontos ácidos nas folhas de guarda.
Livros Cotovia
6,00 €
Sem IVA
Esgotado.
Por favor, contacte-nos através das nossas redes sociais ou do botão que se encontra no canto inferior direito.
Onze Noites em Jerusalém" são crónicas de uma recente estada de Pedro Paixão na cidade Santa, onde o autor de "Portokyoto" foi por "necessidade e vontade de entender um conflito cada vez mais sangrento e irracional", agudizado nos últimos tempos. Conflito que Paixão sente assim: "… os acontecimentos da Palestina, vivo-os com uma intensidade não de quem está de fora, mas como se fosse uma parte visada, lá tivesse gente próxima de família, de um lado e do outro (…). Como se me sentisse responsável."
Depois dos relatos pungentes de Nova Iorque pós-11 de Setembro, publicados no jornal "Público" e reunidos no livro "A Cidade Depois", este "Onze Noites em Jerusalém" é um enorme contributo para tentarmos perceber o que separa e une os homens num conflito que pode mudar o destino do mundo.
Completam este livro 10 poemas de Moshe Benarroch, escritor nascido em Tetuan (Marrocos), que cresceu numa mistura de culturas e línguas, sendo o Castelhano a sua língua-mãe, frequentou uma escola francesa, ouvia árabe nas ruas e rezava em Hebraico. Vive hoje em Jerusalém, para onde foi com treze anos. Publicou até ao momento cinco livros de poesia e prosa em Hebraico, um em Castelhano e três em Inglês. A sua poesia tem sido publicada em revistas por todo o mundo. Estes poemas são também uma reflexão sobre a vida, o passado e o futuro do Médio Oriente. Poemas que, tal como os textos de Pedro Paixão, e di-lo ele próprio na introdução ao livro, reflectem "o enigma que somos". Como este que aqui se transcreve:
A gente desta cidade
A gente desta cidade
São flores por detrás de grades
não sabem
que por detrás das costas
não há muros
a gente desta cidade
Judeus, Muçulmanos e Cristãos
transporta o fardo da história sobre os ombros
a gente desta cidade
não ouviu a notícia
da morte do Faraó
a gente desta cidade está convencida
que vida é morte
a gente desta cidade está condenada
à pena capita:
Tu viverás.
Livros Recomendados
Anterior
Próximo