Sonderkommando

Autor: Shlomo Venezia

Prefácio: Simone Veil

Estado: ⭐⭐⭐⭐⭐
Exemplar em ótimo estado de conservação.
Capa pode apresentar muito ligeiros sinais de manuseamento.
Possui duas pequenas imagens relativas ao livro coladas na segunda página.

Ano de edição 2008.

"O depoimento único de um judeu forçado a trabalhar nas câmaras de gás"

16,00 €
Sem IVA
Esgotado

Por favor, contacte-nos através das nossas redes sociais ou do botão que se encontra no canto inferior direito.

Um apelo à reflexão, a que o leitor não vai ficar indiferente.

«[O relato] de Shlomo Venezia é particularmente perturbante, visto que é o único testemunho completo que temos de um sobrevivente dos Sonderkommandos. A partir de agora, sabemos, com precisão, como foram condenados a cumprir a horrível tarefa, a pior de todas: ajudar os deportados escolhidos para morrer a despirem-se e a entrarem nas câmaras de gás, depois levar todos os cadáveres, corpos misturados que se tinham debatido, para os fornos crematórios.» Simone Weil.

Oriundo da comunidade judaica italiana de Salonica, Shlomo Venezia foi deportado para Auschwitz-Birkenau aos 21 anos e incorporado no Sonderkommando. Um «comando especial» constituído por prisioneiros judeus e encarregado pela SS de esvaziar as câmaras de gás e queimar os corpos das vítimas. Uma unidade indispensável para a máquina de morte nazi.
Shlomo Venezia recorda, com a coragem de quem luta contra o esquecimento, os comboios da morte, as regras dos campos de concentração, os trabalhos nas câmaras de gás, os cheiros, os corpos imundos, as caras de horror e o sofrimento por que passou. O autor, apesar de os elementos do Sonderkommando serem também eles exterminados ao fim de algum tempo de trabalho, sobreviveu ao campo da morte e deixa-nos um testemunho único e arrepiante.

Esfera dos Livros
Esfera dos Livros

Outras pessoas estão a ver: